O uso de um logbook permitirá que você compartilhe as suas experiências de mergulho com os seus amigos e ainda guarde informações sobre seus mergulhos.

Quando eu me brevetei como piloto privado, ao final de cada voo todos os dados eram passados para a caderneta de voo, que serve para comprovar a experiência do piloto e também como base para participação de treinamentos de especialização. Da mesma forma, o mergulhador ao fazer o curso básico recebe seu logbook e é orientado a registrar cada mergulho realizado, seja para treinamento ou para turismo.

Por motivos diversos, em algum momento o mergulhador simplesmente abandona o hábito de preencher o logbook e com isso perde informações preciosas sobre os mergulhos realizados, a configuração de equipamento e etc. Além disso ele permitirá que você compartilhe suas experiências de mergulho com os seus amigos.

Alguns mergulhadores transformam seus log books em verdadeiros diários de bordo, ilustrando suas páginas com fotos e dados sobre a vida marinha avistada, dados sobre o local de mergulho e até croquis de naufrágios existentes.

Logbooks Digitais

Hoje em dia, vários aplicativos oferecem versões eletrônicas de log books. Nestas plataformas você pode anexar arquivos de imagem e compartilhar os seus mergulhos com os seus amigos, através de redes sociais. Para atender a esta demanda, a PADI criou uma plataforma social chamada ScubaEarth, onde é possível não só logar os seus mergulhos como manter um registro detalhado das suas certificações, equipamentos e etc, além da busca por dive centers ao redor do mundo e acesso a uma base de dados de pontos de mergulho que você mesmo pode ajudar a manter. A aplicação pode ser acessada via web, através de um browser no seu desktop, ou via aplicação para dispositivos móveis. Ao acessar a plataforma não deixe de visitar a nossa página.

Para poder viajar para alguns destinos de mergulho você terá que comprovar a sua experiência não só com base na sua certificação como também com o número de mergulhos realizados. O mesmo vale para alguns treinamentos, como formação profissional e mergulho técnico. Mais um motivo para que você mantenha um log book atualizado.

Se você deixou de logar os seus mergulhos, minha sugestão é que você volte a anota-los, seja em um log book em papel, seja em um aplicativo, e compartilhe suas experiências de mergulho com os seus amigos. Em alguns aplicativos é possível anexar fotos e links para vídeos, o que ajudará a tornar o ato de logar os seus mergulhos mais divertido.